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sábado, 21 de abril de 2012

Prova dos Noves fora


Noves fora nada!

Um requisito de aprendizagem para operações matemáticas é conferir resultados apresentando uma contraprova que certifique se o resultado está correto ou não.
Quem já ouviu falar na “prova dos nove”? Geralmente é um conteúdo abordado nos séries iniciais da educação básica (2º ano até o 5º ano).
A prova dos nove não é um recurso bom para trabalhar as contraprovas, pois nela desprezamos um requisito essencial desta prática: a propriedade de inversão de operações entenda por quê.

A prova dos nove na adição, por exemplo, consiste em:

  • Efetuar a determinada soma e obter um resultado;
  • Para iniciar a verificação devem-se somar todos os algarismos das parcelas e ao final retirar nove deste resultado e reservar.
  • Pegue o total da conta e some os algarismos retire nove e reserve.
  • Compare o “noves fora” das parcelas com o “noves fora” do total se forem iguais a conta está correta.


A prova dos noves fora é falha e não produz no aluno a ligação entre a operação e a contraprova, e perdemos aqui um conceito importante que é a inversibilidade das operações matemáticas. Ou seja, o aluno não consegue atentar-se para que a soma é inversa da subtração, que a multiplicação é inversa da divisão, que a potenciação é inversa da radiciação e que a integralização é inversa da derivação. O problema instaurado nas séries iniciais da educação básica se arrasta até as salas das faculdades.


A Prova Real

Para fazer a contraprova real ou prova real o aluno recorrerá a operação inversa daquele que ele está querendo comprovar o resultado.
Então o aluno tem uma soma de 20 + 9 = 29 ele irá subtrair do total uma das parcelas e o resultado desta subtração deverá ser a outra parcela que não foi usada por exemplo:

A intenção de ensinar contraprovas é relacionar raciocínio lógico nestas operações. As operações matemáticas têm inversibilidade, ou seja, podemos recorrer à outras operações para verificar um resultado. Então primeiramente o professor deve certificar-se que para contra provar um resultado de soma o aluno precisa saber subtrair também e assim por diante. Com essa prática o professor evita que o aluno tenha a incompreensão no futuro para verificar resultados em outras operações.

Não utilize a prova dos noves fora para verificar resultados, pois se torna uma perca de tempo, uma vez que a prova real vai ainda auxiliar ao aluno a entender que as operações são inversas de outras operações, o que chamamos de “caminho da volta”.




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