Noves
fora nada!
Um requisito de
aprendizagem para operações matemáticas é conferir resultados apresentando uma
contraprova que certifique se o resultado está correto ou não.
Quem já ouviu falar na “prova
dos nove”? Geralmente é um conteúdo abordado nos séries iniciais da educação
básica (2º ano até o 5º ano).
A prova dos nove não é
um recurso bom para trabalhar as contraprovas, pois nela desprezamos um
requisito essencial desta prática: a propriedade
de inversão de operações entenda por quê.
A prova dos nove na adição,
por exemplo, consiste em:
- Efetuar a determinada soma e obter um resultado;
- Para iniciar a verificação devem-se somar todos os algarismos das parcelas e ao final retirar nove deste resultado e reservar.
- Pegue o total da conta e some os algarismos retire nove e reserve.
- Compare o “noves fora” das parcelas com o “noves fora” do total se forem iguais a conta está correta.
A prova dos
noves fora é falha e não produz no aluno a ligação entre a operação e a
contraprova, e perdemos aqui um conceito importante que é a inversibilidade das
operações matemáticas. Ou seja, o aluno não consegue atentar-se para que a soma
é inversa da subtração, que a multiplicação é inversa da divisão, que a potenciação
é inversa da radiciação e que a integralização é inversa da derivação. O problema
instaurado nas séries iniciais da educação básica se arrasta até as salas das
faculdades.
A Prova Real
Para
fazer a contraprova real ou prova real o aluno recorrerá a operação inversa
daquele que ele está querendo comprovar o resultado.
Então o aluno tem
uma soma de 20 + 9 = 29 ele irá subtrair do total uma das parcelas e o
resultado desta subtração deverá ser a outra parcela que não foi usada por
exemplo:
A
intenção de ensinar contraprovas é relacionar raciocínio lógico nestas
operações. As operações matemáticas têm inversibilidade, ou seja, podemos
recorrer à outras operações para verificar um resultado. Então primeiramente o
professor deve certificar-se que para contra provar um resultado de soma o
aluno precisa saber subtrair também e assim por diante. Com essa prática o professor evita que o aluno tenha a incompreensão no futuro para verificar resultados em outras operações.
Não
utilize a prova dos noves fora para verificar resultados, pois se torna uma
perca de tempo, uma vez que a prova real vai ainda auxiliar ao aluno a entender
que as operações são inversas de outras operações, o que chamamos de “caminho
da volta”.
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