Páginas

Digite aqui o assunto que procura:

Mensagem aos leitores


"Este blog é um trabalho dedicado a todos aqueles que participam da Educação e se dedicam a ensinar e aprender."

terça-feira, 22 de março de 2011

Quer fazer Mestrado?




Imagem retirada do Google.
Mestrado ou pós graduação strictu sensu, é mais um estágio na caminhada dos estudantes após a faculdade. Este primeiro nível na modalidade, tem por objetivo iniciar o profissional no ramo das pesquisas científicas e também habilitá-lo para lecionar no Nível Superior, e é bem verdade que muitos estudantes o almejam, porém não é muito fácil conseguir. A causa das dificuldades primariamente está na pouca oferta de vagas para cursar mestrado nas universidades federais, chegando a ter apenas 4 ou 5 vagas por linha de pesquisa. Outro ponto é que para cursar um mestrado particular é muito caro, custando muitas vezes o preço de 2 ou 3 carros populares, e não há muitas linhas de crédito facilitado. Então o que fazer? Desistir? Com certeza não é o seu plano...
Aproveitando-se das necessidades e dificuldades dos alunos brasileiros, empresas de países vizinhos como o Paraguai, vem oferecendo mestrados e doutorados baratos e com grande ofertas de vagas, poucos índices de reprovação e você só se desloca para o país de seis em seis meses! Aí você pensa: “Que maravilha!”, eu te alerto: “Nem tanto...”
Não é tão simples ir ao exterior (mesmo que ali no Paraguai) fazer um mestrado e chegar aqui no Brasil e ser titulado. Este título de mestre que você investiu tempo e dinheiro pode simplesmente não existir aqui no Brasil, pois existe um processo de validação para instituições reconhecidas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior) que é um órgão responsável pela avaliação dos cursos nas áreas de mestrado, e doutorado no Brasil e validação de títulos provenientes do exterior, coordena processos de bolsas e promove eventos de incentivo para qualificação de professores da educação básica, dentre outras atividades. E é este órgão que afirma não reconhecer muitas das instituições estrangeiras que prometem validação de títulos automáticas aqui no Brasil.
No site da CAPES, você encontra listas de cursos reconhecidos, avaliações das instituições de ensino e ainda pode se inscrever em projetos de bolsas de estudos. Além de saber os diferentes processos de reconhecimento de cursos feitos no Exterior de acordo com os acordos Internacionais. Vale lembrar que de nada adianta ser país do MERCOSUL, se a CAPES NÃO RECONHECE o curso e nem o título obtido.
A justificativa da CAPES é simples: para ser reconhecido um curso de mestrado ou doutorado aqui no Brasil, as Universidades Públicas e Particulares passam por várias avaliações bem rigorosas que garantem a qualidade científica e o aprendizado de quem participa, e que cursos feitos em alguns países, não passam por estas avaliações e isso prejudica a qualidade dos graduados.

Então gente, fica uma dica: Nada de ir pela conversa de quem promete facilidades e baixo custo, vale a pena estudar mais e insistir em um mestrado na Universidade Federal do seu estado  ou uma Universidade reconhecida na Capes, ou ainda em uma bolsa de estudos regulamentada, porque assim você tem pelo menos o respaldo da qualidade e o reconhecimento do seu título no seu país.
No site da Capes você pode conferir outras informações e consultar cursos válidos aqui no Brasil  acesse: www.capes.gov.br e tire suas dúvidas nos fóruns da instituição.

2 comentários:

  1. nao concordo,pq nao tem poder maior ,do que um decreto presidencial...vc vai ver daqui maximos uns tres anos isso vai cair..tanto que tem varios lugares do Brasil,quem nem validam e estao aceitando,ja em varios niveis desde docencia, concurso.
    e outra para o aluno que estudam fora e o mesmo passo dos alunos que estudam no Brasil..e fazer o mestrado bem feito..eu ja vi e conheco varios mestre e doutores horriveis q nao sabem nada..ou nao sabem passar nada para os academicos e sao formado no Brasil.Para mim e um baita hipocria ,sabendo que o nive educacional do Brasil perde para varios paises de nivel mercosul,a qual o Brasil se acha melhor,vamos onde isso vai dar..temos muitas cenas dos proximos capitulos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que há mestres e doutores pouco qualificados no Brasil, Patrick, porém muitas instituições de fora andam com más práticas, e o decreto presidencial não foi validado pois a Capes justifica que valida diplomas de mestrados no exterior de cursos autorizados e de linhas de pesquisa que não sejam oferecidas no Brasil.

    Vale lembrar que para validar qualquer diploma obtido no exterior é necessário fazer teste e apresentação da tese em banca em Universidades Federais ou que forneçam a mesma linha de pesquisa.


    A "bronca" da CAPES é quanto a regularidade das instituições e não se elas pertencem a blocos econômicos como é o caso do Mercosul.

    :)

    ResponderExcluir

Veja também!