Páginas

Digite aqui o assunto que procura:

Mensagem aos leitores


"Este blog é um trabalho dedicado a todos aqueles que participam da Educação e se dedicam a ensinar e aprender."

terça-feira, 17 de maio de 2011

Bullying - Violência disfarçada de brincadeira

Imagem retirada da internet
(Sorocaba - A direção da Escola Estadual Prof. Daniel Verano, de Votorantim, a 102 quilômetros de São Paulo, decidiu punir com a expulsão 11 alunos acusados de prática de bullying. Os adolescentes, com idades entre 14 e 16 anos, são acusados de terem agredido e humilhado alunos da 6ª série do ensino fundamental, na faixa etária de 11 anos. As agressões teriam ocorrido no último dia 5, mas a punição foi confirmada hoje. Na sexta-feira, pais dos alunos agredidos foram à escola para pressionar a direção a tomar providências.
De acordo com informações dos pais, os acusados cercaram as crianças durante o recreio. Meninos e meninas foram agredidos a socos e pontapés. Um dos agressores chegou a empunhar uma faca. Uma professora que tentou intervir foi agredida com uma pedrada. A ação dos adolescentes contra os alunos da outra série teria sido combinada pela internet.) Reportagem do site www.uol.com.br


Violência na escola não é fato novo, campanhas pelo mundo inteiro abrem a roda de conversa para um assunto delicado, que requer mais do que as Licenciaturas atuais oferecem na formação de professores. São apelidos, brincadeiras de mau gosto, exclusões do grupo, implicâncias e até violência física. No rol dos agredidos estão magros, gordos, baixos, altos demais, brancos demais, pretos demais... O preconceito que se gerou dentro da escola vem de uma visão imposta do que é beleza, do que deve ser aceito como belo, inteligente, legal. As crianças e adolescentes absorvem esse conceito e o levam para dentro da sociedade escolar, uma vez que é nesse espaço que se trocam experiências de vida.
Dado o fato ocorrido na reportagem acima, como proceder para que não ocorra novamente? Como punir os agressores? Como proteger os alvos de agressões? É uma situação muito delicada, que muitos educadores por não saberem como agir acabam por tomar medidas hora severas demais hora não tomam medida alguma.
A internet tem feito um papel importante de conscientização contra a prática do Bullying - expressão que vem do inglês que significa violência na escola - contudo o melhor espaço para discutir o assunto é a própria escola. 
Os professores, diretores, coordenadores e os pais, devem agir em conjunto para ensinar as crianças e adolescentes o quão é prejudicial para o agredido receber tanta carga de preconceito que causa baixa estima, desmotivação, depressão, e ainda é bom ressaltar que o agressor também é prejudicado uma vez que este indivíduo não desenvolve a capacidade de conviver em sociedade respeitando as diferenças.
É ideal também mostrar aos alunos que os educadores estão preparados para ouví-los e resolver tais problemas.

O trabalho com textos, teatro, filmes, até depoimentos de outros alunos que podem vir da internet, ajudam a promover o debate e fazer com que agressor e agredido se interem do que é esta violência disfarçada de brincadeira e de como se deve RESPEITAR o próximo, suas características, sua personalidade.

Interar os alunos do problema é o melhor caminho, para que expulsões não venham a acontecer, pois é prejuízo para toda a sociedade no futuro.

Vamos dizer juntos NÃO A VIOLÊNCIA, NÃO AO PRECONCEITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também!