A proposta do
pré-projeto foi construir materiais que contemplem competências de matemática para a aprendizagem
para a Educação Infantil na creche (0 a 3anos). Foram construídos 8 projetos,
para este primeiro post selecionei o que foi confeccionado pelas alunas Ana
Cláudia Mazuchini e Maria Aparecida da Silva Chrusczak, acadêmicas do curso de
Pedagogia da Universidade de Cuiabá no pólo de São José do Rio Claro – MT durante a disciplina Estudos da Matemática na Educação Infantil.
A passagem do tempo é
uma das competências da Matemática na Educação Infantil na modalidade creche, a
criança precisa começar o contato com as maneiras que contamos o tempo e entender
como funcionam as rotinas da sala. Lembrando que por ser uma fase de contato
apenas, o relógio fará parte dos murais da sala, e a professora pode reunir os
alunos para construir a rotina da sala.
Este relógio é feito em
E.V.A. e as rotinas em forma de círculo são presas com velcro e seguem a rotina
do dia. Esses círculos são feitos em desenhos para que a criança associe o
desenho à atividade que será realizada. Este modelo tem a vantagem de poder ser
utilizados outras vezes e por outras turmas em outros horários, pois basta
retirar a rotina e prender outra no lugar. A ideia é construir junto com as
crianças as tarefas do dia, a professora mostra o círculo de atividade e diz o
que ele significa.
O relógio possui os
números escritos para que se pareça com os relógios tradicionais e que a
criança tenha o contato com os números através da observação e possui um único
ponteiro que ficará apontando a atividade que está sendo feita no momento, não
há necessidade de mais ponteiros pois o objetivo não é ainda ensinar as horas,
minutos e segundos e sim a passagem do tempo enquanto se realizam tarefas.
Crianças da creche
geralmente ficam muito ansiosas para fazer algumas atividades que gostam mais,
o relógio é um ótimo recurso para mostrar-lhes que ainda não fizeram alguma
atividade ao invés de dizer que ainda não é hora.
Alunas Maria Aparecida e Ana Cláudia que confeccionaram o relógio. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário