Páginas

Digite aqui o assunto que procura:

Mensagem aos leitores


"Este blog é um trabalho dedicado a todos aqueles que participam da Educação e se dedicam a ensinar e aprender."

domingo, 22 de abril de 2012

Relógio para Creche





A proposta do pré-projeto foi construir materiais que contemplem competências de matemática para a aprendizagem para a Educação Infantil na creche (0 a 3anos). Foram construídos 8 projetos, para este primeiro post selecionei o que foi confeccionado pelas alunas Ana Cláudia Mazuchini e Maria Aparecida da Silva Chrusczak, acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade de Cuiabá no pólo de São José do Rio Claro – MT durante a disciplina Estudos da Matemática na Educação Infantil.

A passagem do tempo é uma das competências da Matemática na Educação Infantil na modalidade creche, a criança precisa começar o contato com as maneiras que contamos o tempo e entender como funcionam as rotinas da sala. Lembrando que por ser uma fase de contato apenas, o relógio fará parte dos murais da sala, e a professora pode reunir os alunos para construir a rotina da sala. 



Este relógio é feito em E.V.A. e as rotinas em forma de círculo são presas com velcro e seguem a rotina do dia. Esses círculos são feitos em desenhos para que a criança associe o desenho à atividade que será realizada. Este modelo tem a vantagem de poder ser utilizados outras vezes e por outras turmas em outros horários, pois basta retirar a rotina e prender outra no lugar. A ideia é construir junto com as crianças as tarefas do dia, a professora mostra o círculo de atividade e diz o que ele significa.
O relógio possui os números escritos para que se pareça com os relógios tradicionais e que a criança tenha o contato com os números através da observação e possui um único ponteiro que ficará apontando a atividade que está sendo feita no momento, não há necessidade de mais ponteiros pois o objetivo não é ainda ensinar as horas, minutos e segundos e sim a passagem do tempo enquanto se realizam tarefas.


Crianças da creche geralmente ficam muito ansiosas para fazer algumas atividades que gostam mais, o relógio é um ótimo recurso para mostrar-lhes que ainda não fizeram alguma atividade ao invés de dizer que ainda não é hora.

Alunas Maria Aparecida e Ana Cláudia que confeccionaram o relógio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também!