Páginas

Digite aqui o assunto que procura:

Mensagem aos leitores


"Este blog é um trabalho dedicado a todos aqueles que participam da Educação e se dedicam a ensinar e aprender."

terça-feira, 10 de maio de 2011

Desmotivação Para Estudar - Professores é hora de orientar!

Imagem retirada do Google.



Para quem está na corrida para o vestibular ou enem, a desmotivação na hora de estudar pode estar relacionada a muitos fatores. O período da adolescência é uma conflitante luta consigo todos os dias, são tantas coisas em mente, e fica difícil querer tudo ao mesmo tempo, são cabelos e pelos que não agradam, é a forma física no espelho que não dá um bom dia! cheio de alegria, é querer levar a vida como nas novelas 'teens' onde se faz tudo menos estudar... Ah, doce e amarga adolescência! Como se não bastasse todos estes hormônios, ainda se tem os pais, estes que nos amam mas ao mesmo tempo cobram resultados. É já na 8ª série ou 9° ano que começam as primeiras perguntas sobre o que você pretende fazer? Que faculdade você quer estudar?
É nessa hora que vi muitos amigos se perguntarem e não terem respostas, pois escolher o que se 'quer ser quando crescer' é muito sério, e escolher aos 15 ou 16 anos o que vamos fazer durante mais de 30 anos da nossa vida é sim uma tarefa difícil, séria e complicada. Por isso vemos alunos muito desmotivados na hora de estudar, de ir para a escola, talvez os 'preguiças de estudar' não escolheram bem o que querem fazer ainda, ou escolheram a profissão dos sonhos da mamãe ou do papai, o que ainda é mais desmotivante. 
A ideia é propor aos estudantes, não só escolher a profissão mas também deixar claro que para qualquer que seja a escolha algumas fases de estudo e dedicação são necessárias. E também palestras e seminários que abordem estes assuntos são úteis, apresentando aos adolescentes o que é a profissão, quantos anos de formação, salários médios, áreas de atuação, etc. Informação mais ajuda que atrapalha.
Vale lembrar que a faculdade nunca será definitiva, que se pode trocar a profissão ou fazer outra de sua escolha sem culpas ou achar que todo o tempo foi perdido, o conhecimento adquirido nunca é um desperdício.

Ainda vale deixar de dica que 20 minutos de descanso ou a famosa 'soneca' no período da tarde ajuda muito na renovação de energias mentais para uma boa tarde de estudos. Não precisa estudar a madrugada toda ou ficar 'bitolado' na fixação de que estudar muitas horas seguidas significa aprendizado.

Na matemática em especial, "começou dar tudo errado, é hora de fazer uma pausa e retornar mais tarde."

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também!