Páginas

Digite aqui o assunto que procura:

Mensagem aos leitores


"Este blog é um trabalho dedicado a todos aqueles que participam da Educação e se dedicam a ensinar e aprender."

sábado, 17 de março de 2012

O QUADRO NEGRO E AS AULAS DE MATEMÁTICA

Dica de atividade para o Professor de Matemática
        

         Que tal agregar às suas aulas uma aliada antiga muitas vezes esquecida ou deixada de lado? As Sabatinas. Comumente a sabatina é uma atividade de avaliação onde o professor previamente escolhe uma unidade de ensino e promove perguntas para os alunos e os avalia oralmente. Por muito tempo as sabatinas foram muito temidas, pois os alunos ficavam muito nervosos e acabavam por não conseguir responder as perguntas corretamente.
         As aulas de matemática muitas vezes ficam presas a exercícios de prática e as avaliações escritas acabam por repetir a mesma prática. Contudo o professor pode separar uma parte de suas avaliações para que sejam feitas diariamente com parte dos alunos de modo que ao final da unidade todos sejam avaliados individualmente. A sabatina na matemática não precisa ser oral como a original, o professor pode durante as aulas fazer com que os alunos se dirijam ao quadro negro (ou branco) e respondam na forma de correção de atividade algum dos exercícios propostos anteriormente, e que possam dividir com os colegas suas resoluções.
         A sabatina matemática é uma ótima oportunidade para que o aluno possa dividir com os colegas seus conhecimentos e ainda diminuir a timidez ao falar em público, essa atividade cria um ambiente de socialização na sala de aula e pode deixar os alunos mais a vontade com relação ao conteúdo aplicado e o professor pode neste contexto avaliar dificuldades durante a explanação do conteúdo da unidade. E ainda a socialização não se torna monótona porque cada aluno recebe uma pergunta diferente para corrigir e os colegas acabam por prestar mais atenção nas respostas para conferir se os resultados estão corretos.
         A timidez dos alunos é um estágio inicial, com a prática constante, as idas ao quadro se tornam cada vez mais empolgantes e envolventes, e as aulas podem se tornar mais coletivas, pois os colegas tendem a querer ajudar o aluno que está no quadro. As crianças são mais espontâneas e geralmente até se oferecem para começar a atividade, adolescentes e adultos têm mais timidez por medo de errar e por estarem sendo avaliados, contudo podem ser feitos sorteios com a finalidade de iniciar a atividade de forma mais espontânea.

Então, vamos sabatinar nossos alunos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também!