Páginas

Digite aqui o assunto que procura:

Mensagem aos leitores


"Este blog é um trabalho dedicado a todos aqueles que participam da Educação e se dedicam a ensinar e aprender."

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Desafio em sala

Abro espaço hoje para dividir com meus leitores uma experiência especial ao ministrar aulas na turma de Pedagogia da Universidade de Cuiabá - pólo de Tapurah, cidade interiorana de Mato Grosso.

Vivemos vários conflitos entre profissionais na área da educação. Sempre uma dura tarefa entre especialistas que muitas vezes "fecham os olhos" para o nosso principal objetivo: Educar, e nesse conceito abro uma linha para o significado do verbo quando se ministra aulas na graduação: Educar é entre outros ensinar diretrizes e técnicas. Fui para a sala de aula com este objetivo, e caros leitores, como sabem sou licenciada plena em Matemática, contudo fui confiada com a disciplina Arte e Educação. Conceitualizar parâmetros e objetivar as ideias foram um desafio grande que abracei.
Os Pcn's - Parâmetros Curriculares Nacionais, são nossos conhecidos e são aplicados como base das disciplinas da licenciatura. Contudo, aqui vem a minha maior crítica: devemos apenas dizer quais são os parâmetros? Viver em sala a ilusão do que é a aplicação destes conteúdos? Ou devemos sim ir além da teoria e explorar os medos e anseios que nos esperam no exercício da profissão? Quando será possível aplicar todos os conhecimentos adquiridos em sala?
Na verdade enquanto aluna da graduação, percebi que o "grande ensaio" simplesmente não existia, que enfrentaríamos dentro da escola todos nossos anseios, medos, falhas e inseguranças. E sim, faço deste que chamo de "ensaio", uma figura de suma importância, porque não se pode colocar no mercado de trabalho pessoas com um diploma e apenas teorias, o que o mercado quer são pessoas que têm motivação, que sabem do que estão falando. E ainda continuo falando de professores. 
Qualidade na Graduação é um dos fatores que  fazem com que tenhamos qualidade na escola e no aprendizado.

Em sala fizemos 4 projetos de arte, aplicada nas competências de aprendizado, que são: artes visuais, teatro, música e dança e ainda técnicas de desenho. Obtive mais que resultados de notas acima da média, obtive resultados expressivos na aprendizagem das graduandas, mostrando-lhes um pouco do que é a realidade em sala, construindo aprendizado aliando teoria e prática como processos de aprendizagem.

Os alunos agradecem!

Graduandas do Curso de Pedagogia - Tapurah /MT em projeto de dança e música. 

Um comentário:

  1. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
    Aprende que não importa onde já chegou, mas para onde está indo... mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.

    por Shakespeare... obrigada Proff.Pamela patróta de : DAISE pedagogia unic Tapurah

    ResponderExcluir

Veja também!