Páginas

Digite aqui o assunto que procura:

Mensagem aos leitores


"Este blog é um trabalho dedicado a todos aqueles que participam da Educação e se dedicam a ensinar e aprender."

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Roupa de Grife

2014 o ano mais evidente do Brasil, mesmo que ainda falte uns quatro anos para chegar até lá, tanta coisa terá acontecido... É um fato que o futebol está enraizado na cultura brasileira e que todas as populações se concentram em volta do espetáculo da bola na rede. É contagiante a energia que se tem no Brasil quando se fala na principal paixão nacional.
Contudo, se por um segundo descemos dessa 'nave espacial' poderíamos confrontar umas questões relacionadas à necessidade real de se investir tanto dinheiro público em um evento que dizem ter evidência mundial, portanto, se por acaso o estádio que será construído na Amazônia com tanto esmero fosse convertido em hospitais e escolas decentes? Como seria bom para a população do norte do país que está esquecida ou ilhada por falta de rodovias à espera da utópica transamazônica? E no centro-oeste, se os tantos milhões de investimentos fossem revertidos em Educação Básica e Superior de qualidade para que a população tenha garantido o direito a qualificação profissional e possa se desenvolver, sem esperar as migalhas do atraso que assola a região. A violência do sudeste poderia ser amenizada, ou ainda, poderia com o valor de mais um estádio de futebol, construir conjuntos habitacionais para que nós não tenhamos mais que presenciar as cenas de abril de 2010 quando famílias de brasileiros foram soterradas no desabamento de um morro, que era na verdade um aterro sanitário. E se pudesse listar tudo que uma copa gasta e o quanto se poderia melhorar as questões sociais do Brasil, seria necessário mais que um texto.
A Conferência Nacional da Educação relata que temos 3,5 milhões de crianças e adolescentes fora da escola, um dado vergonhoso para nosso país, que assim nega a toda uma geração o direito de saber e conhecer, o direito de seguir com suas próprias pernas. E ninguém para e pensa sobre todo esse 'carnaval' fora de época que está sendo essa Copa. Será que vale a pena deixar tudo de lado por menos de um mês de evidência mundial? O que nossos representantes políticos e nós mesmos não enxergamos é que esse evento parece uma roupa de grife, onde vale esvaziar os cofres públicos e até os cofrinhos das crianças para se ter uns minutos de fama e atenção.

5 comentários:

  1. Gostei da abordagem do texto bem criativo e direto a pessoa termina de ler e tipo cai àquela ficha que estava enroscada investimentos para propaganda a mídia a televisão. Já a educação a saúde e a habitação que é o básico ficam de lado.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Mas a copa é muito importante para o Brasil , pois o povo precisa de alegrias e festas.
    A vida não é feita só de sofrimento, e esse seria mas um motivo de orgulho para o povo brasileiro, que sempre sonhou como uma copa em seu país, a realização de uma copa e uma olimpíada no Brasil é uma demonstração do carisma e respeito de todo o mundo em relaçao ao nosso país no caráter internacional e seria uma ação que consolidaria o nosso potencial e estrutura tecnológica pois envolveriam ações de técnico e empresas brasileiras.
    já que falam do investimento,com certeza ele vai ter retorno, pois tudo o que é investido em uma copa dá lucro depois pelo turismo e direitos de imagem envolvidos no acontecimento, e fora a estrutura física urbana e em centros esportivos que poderão ser aproveitados depois, e por este ponto investir em esporte é investir em sociedade pois o mesmo é ferramenta precisa pra tirar muitos jovens da criminalidade.

    ResponderExcluir
  3. Em suma, um evento completamente desnecessário, improdutivo, custoso e relativamente patético.

    ResponderExcluir
  4. Ualisson Carlos Ribeiro da Cruz disse...

    Pegadinhaaaa do malandro... sei que é ridícula essa frase, mas fazer o quê, se é a primeira coisa que me veio a cabeça.
    Pra quem leu o MEU comentário anterior fica um aviso, tome cuidado com esse tipo de argumentação eleitoreira e que subestima a inteligência alheia e a nossa, apesar de parecer muito bonito a relização de tudo isso, como a própria mídia indica.E nada mais justo, pois quem mais se será favorecida com isso?
    Ela mesma, é claro, por causa da transmissão, direitos de imagens e outros elementos aí envolvidos.
    Mas se um dia for abordado por indigesto discurso, vão aqui alguns esclarecimentos.

    - A copa é muito importante pra o Brasil?
    a isso cabe um questionamento: Importante pra que brasil?
    Pro Brasil dos moradores de rua, dos favelados, do auto índice de desistência escolar, do desempregado, eu queria perguntar para as pessoas pertencentes a esse grupos, qual seria o acontecimento que mais lhe traria alegria e bem-estar, acredito segundo eu dificilmente seria uma copa.

    - A copa seria motivo de orgulho?
    Com copa ou sem copa os motivos de não ter orgulho continuariam existindo e ela de forma alguma vai inibir os fatores que contribuem para degradar a imagem do nosso país.
    E o que a maioria da nossa população precisa não é de orgulho e sim de dignidade, pois as condições de vida da grande maioria são desrespeitosas e que levam o indíviduo a situações constrangedoras por busca de saúde e alimento pra sua família.

    - É um investimento de retorno financeiro?
    Alguns países ainda estão pagando contas feitas em eventos desse nível, e fora que o mesmo abre precedentes para mais falcatruas orçamentárias, vácuo que vai ser aberto nesses dois eventos, mas mesmo que desse lucro, argumento que se utilizássemos todo o tempo hábil, quantidade de pessoas e dinheiro envolvido nisso para investirmos em tecnologia, estrutura urbana e educação, tenho certeza que o rendimento seria muito maior, e quando falo rendimento, falo de PIB e qualidade de vida que são instrumentos de extrema relevância para o reconhecimento internacional de uma nação.

    Aproveitamento de estrutura urbana e estádios depois da copa?
    Essa com certeza é a mais absurdas das prerrogativas. Primeiro a estrutura urbana que será construída não será baseado em um modelo, pra população local e sim pra receber visitantes, coisa que se eu for citar dá pra ficar rindo durante uma semana inteira, eu quero ver que favela ou bairro de perifeira vai receber rede de esgotos por causa da copa?
    O resultado disso será a construção de muitos elefantes brancos, não só em urbanização como em estádios que nunca terão lotação máxima.

    E só pra finalizar, se o cara insistir em falar que esporte salva a juventude de um país, responda o que quiser, pois já que ele não acha que o que forma o cidadão é a educação, então logo afirma com isso que não se precisa de educação, então você poderá ser sem educação com o dignissímo alienado amigo.

    ResponderExcluir
  5. O Brasil não deveria realizar eventos de grande porte, basta relembrar o que aconteceu nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro, aquela mesma denominada "Cidade Maravilhosa". Nem New York que é uma das cidades mais importantes do planeta tem um título tão absurdo como este.

    A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 são apenas jogadas políticas extremamentes interessantes para um minoria que já se beneficia há anos no poder desta nação.

    Tudo bem que esses eventos contribuirão para melhoria de algumas cidades, mas enfim, valeria à pena investir tanto dinheiro por míseros 2 meses de competições sendo que há milhões de pessoas lutando à cada segundo para sobreviver, enfrentando diversas injustiças e dificuldades no cotidiano?

    Acho que não!

    ResponderExcluir

Veja também!