Páginas

Digite aqui o assunto que procura:

Mensagem aos leitores


"Este blog é um trabalho dedicado a todos aqueles que participam da Educação e se dedicam a ensinar e aprender."

domingo, 8 de agosto de 2010

Escola Pública no Brasil

Charge retirada da internet
Quantos de nós brasileiros não conhecemos a realidade das escolas públicas do Brasil? Como nos deparamos, principalmente em ano de vestibular ou ENEM, com uma angústia que nos acompanha todos os dias pela sensação de que, apesar dos 12 anos em média na escola, nós ainda não estamos prontos para uma prova de conhecimentos gerais? Os novos e antigos profissionais e estudiosos da Educação até tentam, mas as respostas não chegam com clareza: investir na escola pública vale a pena? Para muitos brasileiros escola pública é sinônimo de escola de graça, o que é um grave engano, pois é paga e custa caro no bolso de cada trabalhador, investidor, empresário e todo e qualquer brasileiro, independente de usar ou não a escola diretamente para educação dos filhos ou a própria. 
O que vemos é uma precariedade gigantesca, em ambientes onde muitas vezes é impossível assistir uma aula descentemente, alunos desconfortados em salas mal iluminadas, com carteiras aos pedaços, infraestrutura péssima, ausência de materiais didáticos e laboratórios, e neste caos ainda temos professores que se graduam muitas vezes num sistema que segue a linha das escolas que temos, ou seja, sem qualificação de qualidade, uma formação que não é capaz de gerar conhecimento e muito menos senso crítico nos estudantes.
Nestas escolas que temos, realmente não dá para pensar em progresso de verdade, o que temos é a ilusão que nossas escolas dão oportunidades, no entanto, salvo algumas exceções, aniquilamos  muitos talentos que se cansam no meio do caminho por não enxergarem nenhum futuro à frente, por realmente se valerem da ideia real de que nosso sistema  é falido, que não temos capacidade de oferecer subsídios básicos de conhecimentos científicos e tão pouco cidadania através da educação da escola pública brasileira.

3 comentários:

  1. Excelente texto Pâmela, infelizmente esta é a realidade do ensino de um país que cresce em outros setores, como por exemplo, turismo e economia, mas na questão educação ainda deve muito ao seu povo.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo, muito bom, mas a realidade de nosso país infelizmente é esse, politicos corruptos que embolsam o dinhero que deveria ser repassado hás escolas para melhorias de infraestrutura, como de profissionais capacitados e de boa qualificação. Mas o que vemos são escolas em péssimos estados e professores com o minimo interesse em dar as aulas só pensando no mísero salário que um professor recebe, seja de escola municipal ou estadual. Em geral quando se fala em educação no brasil os governantes fogem do assunto rapidinho e redirecionam para a saúde e para a segurança ( também precária ).

    ResponderExcluir
  3. Como sertaniense e professor sinto orgulho em ver os filhos de nossa terra desbravando as terras do Brasil. Parabéns Pamela pelo artigo.

    Álvaro Góis (Professor pós graduado em Sociologia - UPE e ministrando aulas na Escola de Referência Olavo Bilac - Sertânia - PE)

    ResponderExcluir

Veja também!