Páginas

Digite aqui o assunto que procura:

Mensagem aos leitores


"Este blog é um trabalho dedicado a todos aqueles que participam da Educação e se dedicam a ensinar e aprender."

terça-feira, 3 de abril de 2012

Os Miseráveis - 150 anos







A recomendação de leitura hoje não é de nenhum lançamento, porém o livro que comemora 150 anos tem uma linguagem mágica que ao ler a impressão que se tem é que foi escrito semana passada. Estou falando de "Os Miseráveis" do autor Victor Hugo (1802-1885). 

O livro entrelaça as personagens. A história de um ex-condenado que se regenera após um gesto de amor ao próximo feito por um bispo que tinha a fama de ser muito bondoso. Jean Valjean é um personagem que prende sua atenção e lhe coloca sob a ótica de quem recebe uma lição que pode mudar a própria vida. E Fantine uma costureira pobre que tem uma filha e sofre todos os preconceitos por ser mãe solteira, e se vê obrigada a entregar a filha para um casal que ela nem desconfia que irá abusar e maltratar muito a pequena Cosette. Fantine venderá seus cabelos e até seus dentes para enviar dinheiro para a filha que ficará órfã muito cedo pois Fantine morre de uma doença misteriosa (provavelmente tuberculose). A obra original possui 5 volumes que dão vida a outros personagens que se ligarão de alguma maneira ao nosso protagonista Jean.

Victor Hugo nesta obra traça o perfil de sociedade, as mazelas, os valores morais, a miséria, a injustiça e como a sociedade pode engolir aqueles que não se adequam às regras. Um linguagem que se aplica magnificamente aos dias de hoje apesar dos 150 anos que passaram. É um livro filosófico e criador de discussões e conceitos.

Victor Hugo também é o autor do clássico "O Corcunda de Notre Dame".

O autor brasileiro Walcyr Carrasco adaptou o livro para a linguagem brasileira, e publicou no projeto "literatura em Minha Casa" do Ministério da Educação que distribuiu coleções de livros em 5 gêneros para os alunos do 6º ano do ensino fundamental. Na adaptação Walcyr centraliza a história a Jean e sua ligação com Fantine e Cosette, Marius que se apaixona por Cosette e a família de vigaristas Thenárdier que adotou Cosette.

Eis um trechinho do texto adaptado sobre a vida da pobre Cosette com a família adotiva: 
Este livro nos dá a sensação da miséria do povo e do quanto há pessoas miseráveis no sentido pejorativo   (avarentos, maldosos, aproveitadores).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também!