Páginas

Digite aqui o assunto que procura:

Mensagem aos leitores


"Este blog é um trabalho dedicado a todos aqueles que participam da Educação e se dedicam a ensinar e aprender."

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ENADE - Resultados que já esperávamos.

Forma divulgados os resultados do ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes,  estes resultados e análises são feitos com base no exame feito em 2010, este realizado com 650 mil alunos aproximadamente. A avaliação contempla vários cursos de várias áreas de instituições de ensino superior públicas e privadas.  37,3% das instituições de ensino superior estão abaixo da média que é nota 3,0 numa escala onde a nota máxima é 5,0.  


A situação das instituições de ensino superior no Brasil é caótica, como o caos da Educação é em todos os níveis, o dito Nível Superior se mostra inferior a cada avaliação. Fato é que o ENADE está apenas mostrando o que todos os alunos e professores das faculdades e universidades já sabem: a qualidade do ensino nas graduações tem caído de maneira estratosférica, a busca apenas por diplomação é um dos fatores que contribuem para isso. Os cursos em sua maioria não atendem as demandas do mercado, não produzem opinião, com ementas e concepções ultrapassadas. A falta de professores bem qualificados também é um outro problema grave, uma vez que as especializações lato-sensu, famosas pós-graduações, contribuem muito pouco na qualificação do profissional docente. 
Quando se fala na 'busca por apenas diplomação', fala-se do interesse real do aluno em aprender o que lhe é proposto, em produzir cientificamente algo que contribua através da sua graduação para a sociedade. O que se vê nas salas de aula, são na maioria , alunos interessados apenas em passar nas provas e terminar o mais rápido possível seu estágio na faculdade. O que se deve também a péssima qualidade do ensino básico (fundamental e  médio) que hoje é alarmante e leva suas consequências para dentro das salas do nível superior. Tratando de ensino privado aí a situação ainda é pior, pois muitas instituições descomprometidas com ensino de qualidade apenas visam o mercado lucrativo, onde o aluno quase nunca reprova, ou é não é avaliado de forma mais rígida, pois isso gera desistência, em consequência ''prejuízos para a empresa''.

Onde está o problema das instituições de ensino superior do Brasil? Quais as soluções? Como melhorar a qualidade de ensino? Estas são perguntas cruciais para discutir o tema e suas respostas são o fio de esperança da formação intelectual e profissional produzida nas faculdades e universidades espalhadas pelo país.

Uma maior fiscalização sobre a produção científica das universidades, a exigência de qualificação profissional específica na docência para professores, investimentos maiores em tecnologia, laboratórios, bibliotecas atuais e um alicerce bem feito no ensino básico podem contribuir para uma melhora significativa na qualidade do ensino.

E a sua faculdade está comprometida com o ensino de qualidade? Ou você está "comprando" um diploma a prestação?


Imagem retirada do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também!