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sábado, 14 de maio de 2011

Homossexualidade e Escola - Desafio em sala de aula


O foco das últimas notícias dos meios de comunicação tem sido a violência que ocorre contra homossexuais em várias partes do Brasil, fato preocupante, uma vez que brutalidades são praticadas por pessoas de todas as classes sociais sem nenhum receio de punição efetiva.  O preconceito que presenciamos é uma mazela social que tem tomado forma gigantesca e inevitavelmente entra pelos portões das escolas e invade as salas de aula. Como tratar do assunto com clareza, preservando a comunidade escolar e principalmente educando para que nossos alunos não desenvolvam tais preconceitos?
Primeiramente deve-se levar em conta a opinião que cada um já carrega fruto do ambiente familiar ou convicção religiosa, uma vez que a formação educacional do aluno não está única e exclusivamente no âmbito escolar. Logo, deve-se esclarecer o que é o direito a cidadania, obrigações e deveres de cada cidadão para com os outros e para com a sociedade.
A escola deve propor a exposição de opiniões de sua comunidade discente de forma que os mesmos não se agridam, ou ridicularizem uns aos outros, pois o direito de opinião esbarra no direito do outro de ser respeitado.
É importante ainda que estes alunos conheçam as principais Leis que dão direitos e deveres aos brasileiros, textos esclarecendo o que são direitos humanos, o que é preconceito e como podemos nos expressar sem agredir o próximo ajudam para que a compreensão sobre o assunto evite cenas de exclusão de alunos que manifestem a sua preferência sexual. O ideal não é abrir discussões sobre as causas do homossexualismo e sim o RESPEITO ao direito que cada um tem de ter suas escolhas próprias.
Para se construir uma Sociedade não se deve prejudicar a formação das crianças, adolescentes e jovens com as correntes dos preconceitos sejam estes de qualquer natureza seja sexual, racial, religiosa ou étnica. A escola tem o dever de assegurar o direito de cada aluno a se sentir confortável para viver suas escolhas e sua maneira de pensar, o que acarreta mais um desafio na Educação Brasileira.

3 comentários:

  1. É dever da escola vigiar e defender e profanar a igualdade entre seus alunos. Assim como é dever do governo servir de juiz das diferenças. Contudo, há de se ficar atento às tentativas arbitrárias de eximir a família de seu papel, como a lei da palmada entre outras, que enfraquecem a instituição família.

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  2. O Estado deve garantir o direito dos cidadãos, oferecer proteção e jamais se guiar por preceitos religiosos. A instituição familiar não será atingida desde que não ofenda tais deveres do Estado.

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